1 de ago. de 2016

Como fazer justiça com as próprias mãos?

Ser de direita ou de esquerda não me torna um cristão melhor. No entanto, se o assunto é justiça social, a Bíblia não deixa por menos. Ela incomoda, tira do sério os ouvidos mais sensíveis. Não é confortável ouvir coisas do tipo: “Parem com o barulho das suas canções religiosas; não quero mais ouvir a música de harpas. Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente...” (Am 5.24-25).

Hoje, 20 de fevereiro, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, é o Dia Mundial da Justiça Social. A resolução, adotada por unanimidade, coloca os Estados-membros da ONU, comprometidos com “a erradicação da pobreza, com a promoção do pleno emprego e do trabalho digno, a igualdade de gênero e o acesso ao bem-estar social e à justiça para todos”. 

Até parece que a ONU leva a Bíblia a sério. Ironia? Bem, a justiça social é um compromisso inerente aos cristãos. O chamado à justiça social está no Decálogo, nas leis secundárias, nos Provérbios, nos profetas, no exemplo de Jesus, no segundo grande mandamento, na instituição do diaconato primitivo e na Epístola de Tiago.


Não é por outra razão a matéria de capa da edição 289 da revista Ultimato, que lembramos hoje:

QUEM LEVA A BÍBLIA A SÉRIO OBRIGA-SE A 
LEVAR TAMBÉM A SÉRIO A JUSTIÇA SOCIAL

“Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!” (Amós, 5.24, NVI)
As Escrituras Sagradas não nos deixam à vontade no que diz respeito à justiça social. Ao contrário, elas criam incômodos problemas de consciência, elas nos azucrinam, elas nos envergonham, elas nos condenam. De todos os nossos pecados e crimes, a falta de consciência social é o mais coletivo, o menos reconhecido e o causador das maiores tragédias, que vão desde a fome até as guerras. 

Em nenhum momento, o evangelho nos dispensa da obrigação de elaborar as leis da justiça social no papel e no modo de viver. O chamado à justiça social está no Decálogo, nas leis secundárias, nos Provérbios, nos profetas, no exemplo de Jesus, no segundo grande mandamento, na instituição do diaconato primitivo e na Epístola de Tiago, o servo do Senhor que não tinha papas na língua.

No Decálogo

Enquanto os quatro primeiros mandamentos tratam do nosso relacionamento com Deus, os seis restantes dizem respeito ao nosso relacionamento com os outros. O quinto mandamento diz que não devemos cometer injustiça alguma contra aqueles que nos trouxeram à vida. O sexto mandamento nos proíbe de tirar a vida de quem quer que seja. O sétimo mandamento nos proíbe de adulterar. O oitavo mandamento nos proíbe de diminuir o patrimônio alheio para aumentar o patrimônio próprio. O nono mandamento nos proíbe de prejudicar alguém por meio da mentira, do falso testemunho, da intriga, da calúnia. E o décimo mandamento nos proíbe de dar asas ao desejo incontido e imoral de possuir aquilo que pertence ao próximo. Para tornar esse mandamento mais preciso, poderíamos lê-lo assim: Não cobiçarás a propriedade alheia, o emprego alheio, o trono alheio, os mananciais alheios, as florestas alheias, o petróleo alheio, o mercado alheio, a glória alheia, a mão-de-obra alheia, o poder alheio, o sucesso alheio, a mulher alheia, o marido alheio, a vaga alheia e assim por diante (Êx 20.1-17; Dt 5. 1-21).

Nas leis secundárias

Se qualquer condomínio, qualquer sociedade, qualquer etnia se colocar debaixo da lei de Deus, todo o grupo viverá num paraíso, mesmo terrestre. As leis de Deus protegem a todos. São leis cuidadosas, minuciosas e simpáticas. Entre elas é possível mencionar:

“Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz a mulher com quem se casou” (Dt 24. 5, NVI).
“Não se aproveitem do pobre e necessitado, seja ele um irmão israelita ou um estrangeiro que viva numa das suas cidades. Paguem-lhe o seu salário diariamente, antes do pôr-do-sol, pois ele é necessitado e depende disso” (Dt 24.14,15, NVI). 
“Não amaldiçoem o surdo nem ponham pedra de tropeço à frente do cego” (Lv 19.14, NVI).
“Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos” (Lv 19.32, NVI).
“Quando um estrangeiro viver na terra de vocês, não o maltratem. O estrangeiro residente que viver com vocês deverá ser tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito” (Lv 19.33,34, NVI).
“Não usem medidas desonestas quando medirem comprimento, peso ou quantidade. Usem balança e pesos honestos, tanto para cereais quanto para líquidos” (Lv 19.35,36).
De todas as leis secundárias (em relação ao Decálogo), a mais bonita de todas é a lei da rebusca, que tem muito a ver com o eterno conflito entre os proprietários de terra e os sem-terra. Em benefício dos deserdados da sorte, o proprietário rural era proibido de praticar a sovinice na época da colheita. Ele não deveria colher “até as extremidades da sua lavoura nem ajuntar as espigas caídas da sua colheita”, não deveria depenar por completo as videiras e as oliveiras, não deveria percorrer outra vez a propriedade toda à cata de algum fruto que porventura não tivesse sido colhido nem apanhar algum produto que tivesse caído ao chão. Embora a propriedade fosse própria, os sem-emprego, os sem-terra, os sem-arrimo, isto é, os estrangeiros, as viúvas e os órfãos, tinham todo o direito de entrar em seus terrenos e fazer a segunda colheita (Lv 19.9,10; Dt 24.19-22)!

Nos Provérbios

Embora o rei Salomão tenha feito uso do trabalho forçado na época da construção do templo e dos palácios de Jerusalém (1 Rs 5.13-18; 9.10-22; 12.4), o livro de Provérbios, a ele atribuído, prega insistentemente a justiça social, como se pode ver nos seguintes exemplos:

“Não diga ao seu próximo: ‘Volte amanhã, e eu lhe darei algo’, se pode ajudá-lo hoje” (3.28, NVI). 
“Os tesouros de origem desonesta não servem para nada” (10.2, NVI). 
“O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer” (11.1, NVI).
“Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos. Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!” (14.20,21, NVI.)
“Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles” (17.5, NVI).
“O pobre é desprezado por todos os seus parentes, quanto mais por seus amigos! Embora os procure, para pedir-lhes ajuda, não os encontra em lugar nenhum” (19.7, NVI).
“Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta” (21.13, NVI).
“Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu” (23.4,5, NVI).
“O pobre que se torna poderoso e oprime os pobres é como a tempestade súbita que destrói toda a plantação” (28.3, NVI).
Nos profetas

A pregação contrária à injustiça social não tem tido a mesma importância nem a mesma freqüência que a pregação contrária ao mundanismo, ao adultério, ao aborto, à heterodoxia, às celeumas internas. Até bem pouco tempo atrás, taxava-se de comunista quem levantava a voz a favor dos miseráveis. Essa grave omissão não faz parte do currículo dos profetas do Antigo Testamento. Basta trazer à memória certas denúncias válidas até hoje, embora tenham sido pronunciadas mais de 600 anos antes de Cristo.

Do profeta Isaías: “Ai de vocês que adquirem casas e mais casas, propriedades e mais propriedades, até não haver mais lugar para ninguém e vocês se tornarem os senhores absolutos da terra!” (Is 5.8, NVI.)
Do profeta Jeremias: “Ai daquele que constrói o seu palácio por meios corruptos, seus aposentos, pela injustiça, fazendo os seus compatriotas trabalharem por nada, sem pagar-lhes o devido salário” (Jr 22.13, NVI).
Do profeta Ezequiel: “Você empresta a juros, visando lucro, e obtém ganhos injustos, extorquindo o próximo... Mas você me verá batendo as minhas mãos uma na outra contra os ganhos injustos que você obteve e contra o sangue que você derramou” (Ez 22.12,13, NVI).
Do profeta Amós: “Vocês estão transformando o direito em amargura e atirando a justiça ao chão... impedem que se faça justiça aos pobres nos tribunais” (Am 5.7, 12).
Do profeta Miquéias: “Ai daqueles que... cobiçam terrenos e se apoderam deles; cobiçam casas e as tomam... Vocês deveriam conhecer a justiça! Mas... arrancam a pele do meu povo e a carne dos seus ossos... Os ricos que vivem entre vocês são violentos” (Mq 2.1,2; 3.1,2; 6.12, NVI).
Do profeta Naum: “Ai da cidade sanguinária, repleta de fraudes e cheia de roubos, sempre fazendo as suas vítimas!” (Na 3.1, NVI).
Do profeta Habacuque: “A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida... Ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa, para pôr seu ninho no alto e escapar das garras do mal!” (Hc 1.3,4; 2.9, NVI.)

No exemplo de Jesus

O exemplo mais perfeito e mais impressionante de solidariedade com o pobre e miserável é o exemplo de Jesus Cristo. Ninguém é tão alto, majestoso e glorioso quanto Ele, e ninguém desceu de seu pedestal tanto quanto o Senhor. A pessoa mais empolgada com o exemplo de Jesus certamente é o apóstolo Paulo. Aos coríntios, o ex-fariseu escreve: 
“Vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos” (2 Co 8.9, NVI). 

E aos filipenses, o apóstolo propõe a imitação do exemplo de Jesus: 
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fp 2.5-8, NVI.)
A espantosa solidariedade de Jesus com os socialmente marginalizados, com os humildes e com os famintos, e não com os soberbos, com os poderosos e com os ricos (ver o Cântico de Maria, em Lucas 1.46-55), começou com a eleição de Maria para ser a mãe do Salvador e com nascimento de Jesus numa humilde estrebaria — porque não havia lugar para uma mulher grávida de 9 meses na hospedaria — e em Belém-Efrata, “uma das menores cidades de Judá” (Mq 5.2, NTLH).

À semelhança de João Batista, que não se vestia de roupas finas nem transitava pelos palácios (Lc 7.25), Jesus vivia entre pecadores e pescadores, entre famintos de pães e peixes e famintos do Pão da vida, entre pessoas tomadas de alguma enfermidade ou deficiência física e pessoas tomadas ferozmente de espíritos imundos, entre publicanos e meretrizes. Ele não tinha “onde repousar a cabeça” (Mt 8.20, NVI) e recebia apoio material de algumas mulheres da Galiléia, como Maria Madalena, Joana (cujo marido era do alto escalão do governo de Herodes) e Susana (Lc 8.1-3).

De tal modo Jesus desceu ao nível do ser humano que Ele permitiu que uma “mulher pecadora”, conhecida de todos, entrasse na casa de um “homem rigoroso” (Simão, o fariseu), e lhe mostrasse publicamente toda a sua gratidão pelo perdão anteriormente obtido. Dominada por forte emoção, a mulher derramou suas lágrimas sobre os pés de Jesus, cujas pernas estavam estendidas para trás no assoalho, enquanto Ele comia da mesa de Simão, para depois enxugá-los com os próprios cabelos soltos (Lc 7.36-50).

O exemplo de Jesus não deve ser esquecido, jogado fora, desperdiçado. Ele é o nosso padrão de comportamento: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz” (Jo 13.15, NVI).

No segundo grande mandamento

Um dos mestres da lei de Moisés perguntou a Jesus qual de todos os mandamentos era o mais importante. De pronto, o Senhor respondeu mais do que havia sido solicitado. Ele mencionou o mais importante (amar a Deus com força total) e o segundo mais importante: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mc 12.28-34, NVI).

Ora, esse “segundo mais importante mandamento” fecha definitivamente o cerco contra qualquer omissão e qualquer transgressão na área da justiça social. Ele nos obriga a amar o próximo como amamos a nós mesmos. Como o amor com que nos amamos é enorme, ambicioso e constante, então, não vamos tirar vantagem pessoal de ninguém, mas construir nossa sobrevivência e nosso patrimônio juntos!

Na instituição do diaconato primitivo

No tempo dos apóstolos, a igreja era constituída de judeus e gentios ou, melhor, de judeus de fala hebraica, que viviam na Palestina, e de judeus de fala grega, que viviam em países fora da Palestina. No princípio, as necessidades de ambos os grupos eram plenamente supridas pela igreja: “Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham” (At 4.32-35, NVI).

Com o grande crescimento numérico da igreja, o velho problema da discriminação arrebentou: as viúvas dos judeus de fala grega “estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento” (At 6.1, NVI). Em vez de serem caladas e repreendidas por levantarem suas vozes contra essa desesperadora e injusta situação, as viúvas lesadas obtiveram imediata atenção dos apóstolos. Para não haver acúmulo de trabalho, para não prejudicar nem a pregação da Palavra nem os necessitados, para preservar a unidade até então existente e levada a sério, os apóstolos promoveram a eleição de “sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria” para cuidar do aspecto diaconal da igreja. E todos, os queixosos e os não-queixosos, as viúvas de língua hebraica e as viúvas de língua grega, ficaram satisfeitos (At 6.1-7). Graças à rapidez e ao acerto dessa providência, a primeira tentação de divisão da igreja foi vencida.

Na Epístola de Tiago

Dirigida “às doze tribos dispersas entre as nações” (Tg 1.1, NVI), a Epístola que leva o nome de Tiago muito provavelmente foi escrita pelo irmão do Senhor, a quem Jesus apareceu depois de ressuscitado. Deve ser o mesmo que é chamado de uma das colunas da igreja e o mesmo que presidiu o primeiro concílio cristão em Jerusalém (At 15.13; 1 Co 15.7; Gl 1.19; 2.9). Mais do qualquer outro escritor do Novo Testamento, Tiago é extremamente severo quando trata da discriminação social e opressão econômica, como se pode ver nos textos a seguir:
“Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade. Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: ‘Aqui está um lugar apropriado para o senhor’, mas disserem ao pobre: ‘Você, fique em pé ali’, ou ‘Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés’, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?” (Tg 2.1-4, NVI.)
“Vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais?” (Tg 2.6, NVI.)
“Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer’, sem porém lhes dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tg 2.15-17, NVI).
“Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá... Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos... Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência (Tg 5.1-6).

Segundo historiadores da época (Hegésipo, Josefo e Eusébio), Tiago foi martirizado no ano 62 da era cristã, tendo sido atirado do pináculo do templo.


Precisamos nos convencer de que a justiça social é um compromisso inerente ao cristão. Tanto Isaías quanto Amós mostram que a retidão e a justiça são mais importantes que as cerimônias religiosas. Em vez de ofertas de holocaustos, e muitos outros atos litúrgicos, o Senhor ordena: “Busquem a justiça, acabem com a opressão” (Is 1.17) ou “corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!” (Am 5.24.)

Fonte: Ultimato

Nenhum comentário:

"A fé me curou da depressão" 100 páginas para curtir no Facebook 1000 ILUSTRAÇÕES 11 regras de Bill Gates 1984 de George Orwell - Filme de 1956 (Documentário) 20 Dicas Para Ter Sucesso na Vida 3 coisas que gerentes de bancos costumam dizer 3 tipos de influência 35 (todos) milagres do Novo Testamento… 5 verdades sobre o perdão 6 FRASES QUE VOCÊ RECEBE NO WHATSAPP QUE SIGNIFICAM COISAS TOTALMENTE DIFERENTES 60 lições para aprender até os 30 anos 666 7 Coisas Que Deus Nunca Viu 7 desafios das redes sociais para os cristãos 7 LIÇÕES DE PALESTRAS DO TED QUE NOS ENSINAM A SER MAIS FELIZ 7 tipos de pessoas que sempre fracassam 8 de Março A 3ª GUERRA ESTÁ PRÓXIMA: RÚSSIA ORDENA SEUS FUNCIONÁRIOS E FAMÍLIAS A VOLTAREM DO EXTERIOR; CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS A Carta A CORRIDA DOS SAPINHOS A CURA DE UM PARALÍTICO JUNTO AO TANQUE DE BETESDA A derrota do Everest A ganância nossa de cada dia A hora da verdade A Igreja Vem - Anderson Freire - YouTube A Língua A MENTIRA QUE TROUXE PERDAS A paz A Sinagoga de Satanás – A Linhagem dos Rothschild A Velha Cruz e A Nova A vida é muito para ser insignificante A. W. Tozer ABC da Vida Abortistas Aborto Abraão de Almeida Abraham Shapiro abstinência Abuso Sexual Acepçao Acepção acidente ações Acontecimentos acredita 1 de cada 4 britânicos AD GUARAPUAVA Adão ADMIRÁVEL MUNDO NOVO adorar Advec Afiliados afirma Dwayne Johnson Africa Água Águia Ajuda Alabama Álcool Alexandre e o Filósofo ALIEXPRESS Almeida Altruísmo Amigo amizade amor Amor ao Dinheiro Amor Divino e Humano amor próprio Amor Verdadeiro Ana ANAJURE Andre Valadão Anel Anjos podem possuir mulheres? Anne Graham Lotz Antigo Testamento ao vivo Apocalipse APOLOGÉTICA Apóstolo Paulo Ariovaldo Ramos Arkansas Arqueologia Arrependimento ARTIGOS AS COISAS PEQUENAS As 12 melhores universidades do mundo As Aflições do Tempo Presente As colunas da igreja Assembleia de Deus Associação Americana de Pediatras fulmina ideologia de gênero Atenção Ateu Atitude humana Atividade em grupo Atriz larga carreira Pornô e vira pastora evangélica Audio Livro Augusto Cury Augustus Nicodemus Augustus Nicodemus Lopes AUTO AJUDA Autoconfiança em Excesso Autoconfiança. Babilônia BAIXE Baphomet Barack Obama Barroso chama Joaquim Barbosa de “negro de primeira linha” em discurso no STF Batalha Espiritual Batalhas Batizada Baú de Ilustrações Bebê Becky Dvorak Bel Pesce BELÉM. PR. JAIME SOARES BELENZINHO Benção Beyonce “encarna” orixá em premiação e choca público Bianca Toledo Bíblia Bíblia em Audio Bíblia em Dados Bíblia em Ordem Cronológica - NVI (PDF) BÍBLIA ONLINE BIBLIA THOMPSON - TEMAS EM CADEIA (DOC) Bill Gates Biografias Bismarchi vende fantasias de Carnaval: “Vou ficar bem longe” Bispo bizarro Black Monday blog Bolsonaro bondade Cada Branca Calebe Canaã Câncer CANTARES DE SALOMÃO Capitólio caráter Caridade Carnaval CASAL Casamento Homossexual casar Caso de mulher 'possuída' queimada em fogueira em igreja evangélica choca Nicarágua Catolicismo células Cesino Bernardino CF CGADB CHARGE GOSPEL Charles Chaplin Charles R. Swindoll Chocante Cicatrizes CIEADEP Ciro Sanches Zibordi Claudio Duarte coach Código Tributário Nacional Colorado (EUA) Como os cães já nascem sabendo fazer tudo isso? Como ter seu domínio próprio no Blogger - Passo a Passo comunhão Comunicação Comunidade confiança Confira 20 blogs para ajudar você nos estudos CONHEÇA MELHOR SEU INIMIGO conhecimento conselho Conspiração Constituição construção Conta de energia elétrica Continuidade Conversão Copel coragem CORAGEM DE ADÉLIA corrupção CPAD CPAD: INCOERÊNCIA INSTITUCIONAL Cremação Crente Crianças Criando Raízes crime Crise CRISTÃO CRISTÃOS BIZARROS Cristãos Perseguidos Cristianismo Cristo CRISTO NÃO FAZ Cristofobia CRISTOLOGIA critica Críticas Crocodilo Cuidado Cuidado com suas escolhas! cura CURIOSIDADES Daniela Araújo David Merkh Defeitos Delino Marçal Democracia Dengue DEPRESSÃO Desistir Determinismo DEUS Deus não pode mentir DEUS OLHA O SEU CORAÇÃO Deus tem tudo que há em mim DEVOCIONAIS Dez Mandamentos dezembro de 1955 Dia Internacional da Mulher Diabete Diabo usa cartão de crédito DICAS DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG dificuldades Dilma Dilma manda tirar Bíblia e crucifixo do gabinete Dirão: - É o fim DIREITO ECLESIÁSTICO Direito Tributário Direitos Humanos dízimo DOCUMENTÁRIOS domador Donald Trump Doomsday Clock DROGAS Dwight L. Moody Dwight L. Moody e a herança EBOOK Edir Macedo educação Efeito do Espelho Consciência EGRANA Eike Batista Eike Batista vai a igreja gera rumores sobre sua conversão Eleições 2018 Elias Eliseu EM ISRAEL NÃO ENCONTREI TAMANHA FÉ Emagrecer embaixada Emoção Encontrou o seu Isbi-Benobe? Enilson Heiderick Ensino erro ESBOÇOS ESCOLHAS ESPALHANDO A MISERICÓRDIA DE DEUS esperança Espiritual esquerda Estado Islâmico Estados Unidos Estudantes produzem Bíblias em sua escola e enviam mais de 25 mil exemplares estudos ESTUDOS BÍBLICOS estupro ética Eula de Paula Evangélica vai desfilar nua no Carnaval e diz que pastor de sua igreja autorizou Evangélicos Evangelizar Êxodo em audio - NT experiência Ezequiel Gomes Fábulas Falsidade Falso falso profeta família Feminista fidelidade filhos finanças Flagra FLOR RARA Fofoca FOI CRITICADO? VEJA AQUI 19 VERDADES SOBRE QUEM CRITICA O OUTRO fracasso fragilidade frases motivadoras Frei Antônio das Chagas Funeral de Victor Hugo (1885) games GAVIÕES DA FIEL VS JESUS CRISTO gay generosidade Gênesis Gesiel Gomes Geziel Gomes Gideões Missionários da Última Hora Globo GMUH GMUH2019 Golpe gospel graça Grammy gratidão Guarapuava guerra Hadassa Gomes Halloween ou Reforma Protestante? Harvard hashtags HELENA RAQUEL Heresia Hernandes Dias Lopes História da Igreja Hitler Holocausto Holt Street homem de valor Homem é enterrado com R$ 176 mil para poder 'agradar a Deus Homens homicídio Homicídio que vitimou Pastor em Umuarama foi crime sexual diz delegado (vídeo) HOMILÉTICA homossexuais honestidade honra HUMOR ICMS Ideologia de Gênero IEQ Igreja Igreja Batista Igreja Católica Igreja Católica Romana Igreja de Catalão terá de pagar indenização por fazer barulho acima do permitido por lei Igreja do Evangelho Quadrangular Igreja Holiness IGREJA: Pretende pedir Certificado de Virgindade às mulheres para poderem Casar Igrejas Iluminati ILUSTRAÇÕES IMITANDO O MELHOR EXEMPLO Imperfeição Império Romano impiedade impostos Imunidade IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DAS IGREJAS Incrível Indenização influência Inglaterra INSPIRAÇÃO INSTA Instagram Internacional Intolerância religiosa Inveja IPTU IR Isaias Isenção Isis Islã Islamismo ISRAEL Israel constrói maior torre de energia solar do mundo ISS Istã JABEZ Jack Ma Jair Bolsonaro foi batizado em Israel James Parsons Jason Rapert Jean de La Fontaine Jerusalém Jesus Jesus não faz acepção de pessoas Jogos Olímpicos John Piper John Stott Jorge Araújo jornalismo José Wellington Junior Josué Josue Brandão Josue Gonçalves Judaísmo Judas Iscariotes JUDEU judeus Juiz Juízo de Deus Justo Kaddafi Kenneth Matiba Kikawa Ladrão Lançamento Lava Jato legislativo lei Lei que protege o pastor que decidir não realizar um casamento gay lésbica lgbt LIBERDADE RELIGIOSA Líderes religiosos em Sinop apontam que extinção da imunidade tributária das igrejas prejudicará trabalhos sociais LinkWithin Lista de Pregadores 2016 Livramento Livros lobos logo desisto louvor Luana Piovani revela que é evangélica e que dava dízimo para igreja: 'Deus é amor' Lucien Greaves Lutas de nossa vida machado Maçonaria Mais Médicos maldade Maligno Maquiavel MARCO FELICIANO Mário Cortela Marquinhos Gomes - Não morrerei enquanto a promessa não se cumprir Martin Luther King Jr Martinho Lutero mas não são verdade Mas qual é a melhor tradução? mas sou um péssimo pastor! Max Lucado médico e palhaço MENSAGEM AUTO AJUDA Mentira Mesquita Catedral de Moscou Metodologia mídia Mike Murdock milagre Ministério Pastoral missões Mito Montar um blog Monte do Templo Montgomery Moral moralidade Morre Morte Moscou MOTIVAÇÃO MP MP cancelou Marcha Para Jesus Guarulhos MPF Muçulmanos mulher de valor MUNDO CRISTÃO Música Internacional Nação Nações Unidas namorar Não abandone seu blog: confira 53 ideias para posts Não tente - faça! NÃO ZOMBE DE DEUS Nasser nativos NEM BABILÔNIA NEM FESTIVAL PROMESSAS Nicholas Winton NINGUÉM NASCE ODIANDO Nomes de Meninas Nova Era Nova Ordem Mundial NOVO TESTAMENTO NTHL o autodidata O CASAMENTO HOMOSSEXUAL E A IGREJA sob a ótica do Direito Eclesiástico O DISCURSO DE FLÁVIO JOSEFO o filho O FUTURO É... O homem rico o mensageiro contra o Capitalismo O ministro escocês O Nome “Jesus” O Parlamento de Bangladesh legalizou o casamento de adultos com crianças O pastor e a aguardente O pastor e a gestão dos recursos financeiros O Pastor Tá Me Seguindo O poder de ser frágil – Brene Brown – Vídeo O Poder do Hábito O Poder do Perdão O PODER ESPIRITUEAL DO DINHEIRO O poder muda a pessoa O povo peruano foi as ruas com a bandeira #ConMisHijosNoTeMetas O Prego do Diabo o que diziam dEle O SÁBIO QUE SE DIZ TOLO O selo do Rei Ezequias O Super-homem está na Bíblia” Obesidade obstáculos Ocultismo Ódio Olavo Bilac Olhar ONU Oração ORATÓRIA organização Orixá Os dois cântaros OS PRECURSORES DA REFORMA Ouro Oxford Oxum Paciência Padre foi crucificado pelo EI Paganismo Paixão palavras Palestina Pano de saco Papa Papa Francisco: “O terrorismo muçulmano não existe” Paquistão Pascoa Páscoa Pastor Pastor convoca evangélicos a matar gays "porque eles não são obra de Deus" Pastor faz com que fiéis tomem veneno de rato para provarem que têm fé Pastor Gilmar Santos Pastor morre em acidente ao levar ceia Pastor queniano pede a fiéis que em culto não usem roupa íntima Pastor Silas Malafaia recebeu Mercedes de R$500 mil de oferta e ironiza: “Chora” pastor suspeito Pastor suspeito de estupro usava sobrinha para atrair vítimas no Ceará PASTORES BIZARROS Patch Adams Pecado pênis Pensamentos PENSAMENTOS FACEBOOK Penso Perdão Perseguição Religiosa Perseverança persistência Pescador de Pirarucus Pesquisa pessoas PF Philip Gulley Pirâmide PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA CRONOLÓGICO PNL poder POKÉMON GO polêmica POLICIA POLICIAL MILITAR ADORANDO A DEUS Política Polônia Por quê caem os valentes Por quê? postura Pr. Altair Germano Pr. Antônio Gilberto Pr. José Gonçalves Pr. Luciano Subirá Pr. Neil Barreto Pr. Neil Barreto - O agir satânico na Pós- modernidade Pr. Walter Pacheco da Silveira Pr. Yossef Akiva Preconceito PREGAÇÕES Pregadores Pregar Prejuízo. Dinheiro Fácil Presidente presidente americano eleito Pressão Alta Primeira Dama USA Princeton Principais propostas de Donald Trump problemas Prof. D. Peixoto da Silva profecias projeto de lei proteção provações PROVÉRBIOS psicologia PT Publicando um Livro Putin Puxa-Saco QUAL É A MELHOR TRADUÇÃO DA BÍBLIA? QUANDO TODOS SE AFASTARAM JESUS SE APROXIMOU Quaresma Quebra-Gelo Quiet Strenght racismo Rapozinhas Rede Globo Redes Sociais REFLEXÕES reforma protestante Relacionamentos religião renovação renúncia respeito REUNIÃO DE OBREIROS Rev. Dr. Samuel Rodriguez REVELAÇÃO DO CARÁTER RIQUEZA E POBREZA Robert D.Foster Roma ROSA BONHEUR E SEU LEÃO Rosa Parks Rotary Russia sacrifício Salmos salvação Salvando o fígado Sam Walton Sambódromo Satanás SAÚDE SBB Se Deus fizer Ele é Deus seguidores Segurança SEM MOTIVOS PARA PECAR Senado Senado vai decidir futuro da imunidade tributária das Igrejas Ser uma carta aberta Sergio Moro SERMÕES Sete Segredos Para ser Usado por Deus Sexo Silas Malafaia Síria Sobrepeso Sociedade Sociedade Secreta sofrimento Som Alto SOU UM PÉSSIMO PASTOR - Desculpe STF Sua carroça está cheia ou vazia? suas raízes cristãs Substime sucesso Suiço Superação Superpopulação SUS Susan Cain Tailandia Taís Amorim de Andrade Piccinini TAXA DE ABORTO CAI NOS EUA E BATE ÍNDICE RECORDE Tecnologia TED Tel Aviv Telefone TELEXFREE templo de salomão Templo Satânico templos Tempo TEOLOGIA Terrorismo Tony Perkins Top 10 Aplicativos gerador de tráfego na Web Transgênero Tributos TSE TSE estuda controlar influência das igrejas nas eleições TUTORIAIS Tutorial blog Um cristão morre a cada seis minutos um desafio do cristão Um Punhado de Sal Umbanda Umuarama Unesco União UNICAMP univeral Universo Cristão Urna Eletrônica Usa UTOPIA OU REALIDADE? Vacinas Valor Valorize a Vida que Deus te deu Valter Pacheco Vaticano Velório Verdade vestibular vícios Victor Hugo vida vida cristã VIDEOS viver Você não pode agradar a Deus e o mundo Voto W. Gary Crampton Wall Street Walmart WHATSAPP WikiLeaks Yale Yasser Arafat Zika Vírus Zombaria