7 de abr de 2016

Escolha o Rei




Uma parábola do grande sábio Baal Shem Tov conta que um rei, num dia de alegria e festivo, proclamou que qualquer um de seus súditos poderia pedir o que quisesse, e lhe seria concedido. Alguns solicitaram poder e honra. Outros, riqueza e bens. Para cada um o rei deu de acordo com seu pedido. Mas entre todos havia um homem pobre e sábio. Ele aproximou-se e afirmou que seu desejo era nada mais que falar com o rei pessoalmente três vezes ao dia.
O monarca ficou muito satisfeito e feliz com o inusitado e surpreendente pedido, já que o pobre e necessitado homem valorizou conversar e estar na presença do rei mais do que comida, bebida, riqueza ou honra.
Portanto, o rei aceitou o pedido e fez um acréscimo permitindo a entrada do sábio à sala do tesouro para que se servisse da riqueza e honra de seu rei. O que é, de fato,  a sabedoria deste mendigo? Enquanto todos escolheram grandeza para si, ele optou por ficar como “um nada” diante da grandeza do rei. Ao fazer isto, ele mostrou que sua escolha não era outra senão o próprio Rei...  junto de toda a grandeza e realeza que lhe eram devidas.

Abraham Shapiro



Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...