25 de mar de 2015

NÃO É SIMPLESMENTE UM NOME, CARREGA A HISTÓRIA DOS PAIS

Nomes são escolhidos a todo minuto no mundo. É aquela procura em sites, em livros, enquete em família pelo nome da herdeira(o). Bebês nascendo e pais sonhando. A criança faz os dengos dela, e o pai sem o filho sair das fraldas diz: "Vai ser camisa 9", ''Vai ser médica quando crescer". Essas coisas que aqueles que tiveram, sabem o que quero dizer. Pai coruja, mãe coruja. 
Isto já acontecia no antigo testamento. E o nome sempre é a grande preocupação dos pais também no contexto bíblico. Os pais de um personagem foram corretos na escolha do seu nome. Tiveram sabedoria ao escolher o nome dele, ao contrário de seus pais Elimeleque devia estar fora do juízo, quando escolheu os nomes dos filhos. Chama-os de Malom que significa doença, e Quiliom, significa definhamento. 
Você já imaginou se alguém, em bom português, pusesse esses nomes nos filhos? Haveria de chamá-los assim: “Ô Doença, venha aqui”; “Definhamento, você já escovou os dentes?” Parece brincadeira, mas não é! Elimeleque pôs esses nomes em seus filhos. 
Vejam gente, a crise desse personagem. Na crise até o que não nasceu recebe herança da crise. A crise você passa, mas ela te deixa marcas, e muitas vezes um nome. Nome que carregará a vida e pela vida se lembrará que um dia Deus lhe tirou daquela crise.
Quem se lembra de José. Seus 2 filhos Manassés e Efraim. Quando nascem seus filhos ele dá nome a cada um deles, e os nomes guardam significados, sobre sua vida na casa de seu pai, e depois sobre sua vida na terra do Egito. Ele seguiu a ordem dos fatos, e os nomes seriam para que José jamais esquecesse:
O que viveu.
Por onde passou.
Quem o vendeu.
A cisterna onde o lançaram.
Os vendedores e a viagem até o Egito.
O preço que lhe venderam.
O trabalho na casa de Potifar debaixo de sol com chicotadas.
A mentira da mulher de Potifar.
A cadeia do faraó.
Os açoites da cadeia, e as humilhações que ali viveu.
Do banho que lhe deram, da barba que fizeram, do cabelo, do perfume, das vestes comuns egípcias limpas antes de ir ter com faraó.
Do sonho revelado.
Das vestes reais.
Do anel de sinete do faraó.
Do segundo melhor carro do Egito.
Do Governo em suas mãos.
Da esposa linda.
De Manassés,
De Efraim.
Da prosperidade...


Seu nome diz a seu respeito muito mais que você possa imaginar.

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...