31 de mar de 2016

CALEBE, EU ACREDITO

E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os Anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse. Josué 14:10,12

Calebe era companheiro de Josué. Eram uma dupla, como nesses filmes americanos. A história desses dois se cristalizou na ocasião em que receberam uma missão de Moisés. Quando uns homens que haviam percorrido a terra inimiga voltaram pessimistas apontando o terror daquele lugar. 

Voltaram com um relato que deixaria qualquer exército amedrontando. Falavam sobre o poder e as armas que aquele povo ostentava, o resultado disso foi a morte por praga. O castigo que receberam foi uma punição de morte. Cuidado, não desmotive àqueles que o Senhor resolveu abençoar. Não derrube os sonhos e projetos de quem Deus escolheu fazer prosperar. 



Enquanto isso, Calebe e Josué,  tomaram outra atitude, uma ação de ousadia: E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: 

''A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa''. Números 14:6-7 

Desde tal constatação passaram-se 45 anos, Josué é o lider, e Calebe ja está com 85 anos. Mas preserva em seu interior o mesmo intento de 45 anos atrás. Ele sabe que a terra que foi prometida a ele é ocupada por gigantes, os Anaquins, mas sua ousadia e coragem diante do que o aguarda é ainda maior. Algumas pessoas quando as coisas se tornam difíceis, param pelo caminho. E normalmente quando se desiste de algo você colhe os frutos somente com o passar dos anos. Pois é quando vem o arrependimento a tristeza por não havido se esforçado mais e tentado outra vez. Sêneca quando escreve sobre a dificuldade que desola o ser humano ele enfatiza: "Não é por as coisas serem difíceis que não temos coragem, é por não termos coragem que as tornamos difíceis." 


Calebe, em avançada idade, não olhou para esse fato, agiu como nos auges dos seus grandes combates na companhia de Josué. A idade pode passar, mas se seu objetivo estiver autêntico e vivo. Ninguém pode barrar e parar alguém que está disposto a ser diferente, a fazer diferente, a fazer mais. A deixar seu nome na história. 


Martin Luther King, um ministro da palavra, que atuou em uma terra em tempos complicados, lutando pela igualdade dos homens, pelos direitos civis, conquistas que aproveitam e alcançam o nosso tempo. Enquanto muitos lutam por serem maiores e melhores uns que os outros, ele estava na contramão em sua época, pois lutava pelo próximo, para que as leis de direitos humanos fossem realmente aplicadas a todos. Ele fez o que fez porque pensava e atuava com ousadia. Ouve uma frase que marcou seus atos de coragem, "Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito". 


Calebe fez a diferença em sua época porque acreditava na promessa, e porque nunca deixou de acreditar nele mesmo. Quando todos desacreditarem sobre sua capacidade. Acredite em você! 

Quando duvidarem do seu talento e menosprezando-lhe disserem: ''Pare com isso''. Continue, busque fazer o melhor, não olhe para os gigantes que há na terra. Olhe para o seu Deus, para sua promessa, e acredite que a terra é sua e ela será tua, vá até o fim, e conquiste o impossível.


Ouça a voz do espírito que diz: "Não Temas" 365 dias por ano. O que é pra você está escondido e ninguém pode tocar, mas você deve agir , se motive, crie objetivos e persiga todos os propósitos.  


Ezequiel Gomes, 20, fev, 2013.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...