14 de set de 2016

QUANDO TODOS SE AFASTARAM JESUS SE APROXIMOU


Ser leproso era ser excluído. Viver excluído e se conformar com isso. Uma vez que o sacerdote o declarava imundo. As escrituras trás um relato sobre um rei chamado Uzias, que por se tornar leproso, teve que morar numa casa separada. Uma triste realidade. 

A lepra não escolhia classe social. Rico ou pobre, bem como príncipes, reis, plebeus, generais e soldados. Todos recebiam o mesmo tratamento. Eram sentenciados como imundos e excluídos da sociedade. Que doença cruel. 

Certa vez, Jesus descia do monte, e uma grande multidão de pessoas o seguia. Surge um leproso que o adora dizendo: Senhor, se quiseres, pode tornar-me limpo. Nesse momento o Mestre irá quebrar o protocolo levítico. Sim, é verdade que reis, e generais não tiveram a mesma sorte. Imagine esse homem rompendo a multidão. 

O leproso ao se aproximar de um ajuntamento de pessoas, deveria estar de cabeça descoberta, e com a mão cobrindo o bigode ou lábios superior, diria: "Imundo! Imundo!". Uma voz sombria e fraca. Aqueles que o ouvem se afastam. Abrem caminho, e certamente apavorados dados o fato do possível contágio da doença. De modo que a ordem e o costume era esse. SE AFASTAR DO LEPROSO. 

Esse homem Alcança a pessoa de Jesus, certo de que receberia apenas palavras, nada mais que palavras. O MESTRE quebra o paradigma da lei ao responder sua pergunta e fazer a ele muito mais que esperava. E Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: Eu quero. Fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo de sua lepra. 

A lei fazia as pessoas temer e se afastar. Jesus se APROXIMOU E TOCOU. A lei dizia: Imundo! Imundo! O Nazareno diz: LIMPO! É maravilhoso que o Evangelho de Lucas, o médico amado, faz questão de relatar. Jesus não só o curou, mas também o TOCOU. Talvez aquele homem estivesse sonhando com esse dia. O dia que alguém me tocou. Alguém que agisse propositalmente e dolosamente.



Johnnie Moore, autor do livro " Um Rei entre os pobres", relata que, certo dia alguns homens discutiam na Universidade de Oxford sobre a diferença entre a pessoa de Cristo para os demais homens elevados a ídolos nas demais religiões. E a discussão estava acalorada. Quando repentinamente, entrou no auditório o eminente teólogo C.S. Lewis, o orador sem pestenejar, dirigiu a pergunta ao teólogo requerendo uma breve conclusão sobre a diferença existente. Ao que ele, pacientemente pensou e disse: A GRAÇA. E todos no auditório ficaram admirados com a sensata resposta. 

Quando o Leproso encontrou Jesus. Para sua alegria ele foi TOCADO pela graça. Onde abundou a lei, SUPERABUNDOU A GRAÇA! Deus em Cristo nos abençoe! Quando todos se afastam JESUS SE APROXIMA! 

#COMPARTILHEM #AMOR #JESUS #LEI #GRAÇA 
Ezequiel R. Gomes

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...